Proteja seu coração no calor

Dicas para pacientes cardíacos

Se você é um paciente cardíaco, com mais de 50 anos ou acima do peso, você pode precisar tomar precauções especiais no calor, de acordo com Gerald Fletcher, M.D., professor de medicina na Clínica Mayo, em Jacksonville, Fla.

Verifique com seu profissional de saúde antes de iniciar uma rotina de exercícios se você está experimentando sintomas ou tem uma questão médica específica ou doença crônica. Certos medicamentos cardíacos como beta bloqueadores, bloqueadores de receptores ace, inibidores de ás, bloqueadores de canais de cálcio e diuréticos (que esgotam o corpo de sódio) podem exagerar a resposta do corpo ao calor, disse Fletcher.

Mas Fletcher ressalta que é importante continuar tomando seus medicamentos e tomando-os quando você deveria.

Mesmo que não estejam tossias, os idosos também precisam tomar precauções no calor.

“Se você tem mais de 50 anos, você pode não estar ciente de que está com sede”, disse Fletcher. “Se você vai estar lá fora, é importante beber água mesmo que você não ache que precisa.”

Dicas para todos

Acha que está pronto para enfrentar o calor? Cuidado com o relógio e o amigo, fletcher disse. É melhor evitar o ar livre no início da tarde (por volta do meio-dia às 15h) porque o sol geralmente está mais forte, colocando-o em maior risco para doenças relacionadas ao calor.

Se puder, exercite-se com um amigo, porque é mais seguro — e mais divertido — ter alguém ao seu lado. Aqui estão algumas outras dicas:

  • Saia com o pé direito. Você provavelmente sua mais em seus sapatos, então escolha sapatos bem ventilados e procure meias que repelam a transpiração. Pós de pé e antitranspirantes também podem ajudar com o suor.
  • Vista-se para o calor. Use roupas leves e de cor clara em tecidos respiráveis, como algodão, ou um tecido sintético que repele o suor. Adicione um chapéu e/ou óculos de sol.
  • Beba. Antes de começar, aplique um protetor solar resistente à água com pelo menos FPS 15, e reaplique-o a cada duas horas. Mantenha-se hidratado bebendo algumas xícaras de água antes, durante e depois do exercício. Evite bebidas com cafeína ou bebidas alcoólicas.
  • Faça pausas regulares. Encontre alguma sombra ou um lugar fresco, pare por alguns minutos, hidrate-se e comece de novo.

Sintomas de exaustão térmica:

  • Dor de Cabeça
  • Pele fria e úmida
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Náuseas e vômitos
  • Urina escura

Se você experimentar esses sintomas, mude-se para um lugar mais frio, pare de se exercitar e esfrie imediatamente usando panos molhados frescos, compressas e ventilação. Você pode precisar procurar atendimento médico.

Sintomas de insolação:

Os sintomas de insolação incluem (ligue para o número de emergência local imediatamente):

  • Febre alta
  • Comportamento irracional
  • Confusão extrema
  • Pele seca, quente e vermelha
  • Respiração rápida e rasa
  • Pulso rápido e fraco
  • Convulsões
  • Inconsciência

Se você experimentar esses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.


Fonte: American Heart Association

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