Estudo avalia o impacto das dietas da moda mais populares da atualidade na saúde cardiovascular

Em uma revisão de estudos científicos existentes sobre dietas cetogênicas e de jejum intermitente da moda, pesquisadores do National Jewish Health concluíram que essas dietas parecem ajudar as pessoas a perder peso em curto prazo, e evidências modestas sugerem que podem contribuir para a saúde cardiovascular. No entanto, essas dietas também permitem o consumo de alimentos que aumentam o risco cardiovascular e provavelmente não são tão eficazes na prevenção de doenças cardíacas quanto as diretrizes nutricionais bem estabelecidas atualmente recomendadas por especialistas em saúde.

Com dietas como o ceto e o jejum intermitente, a mídia social e popular foi inundada com reivindicações, promessas e avisos que, na melhor das hipóteses, não foram verificados e, na pior, são prejudiciais à saúde. As dietas recomendadas por especialistas em saúde, como as dietas à base de vegetais e mediterrâneas, foram amplamente estudadas quanto à segurança e eficácia e demonstraram que melhoram de forma conclusiva a saúde cardiovascular.

Andrew Freeman, MD, diretor de prevenção cardiovascular e bem-estar do National Jewish Health e co-autor do estudo

O ceto é uma abordagem alimentar com muito baixo teor de carboidratos que leva o corpo à cetose, um estado metabólico no qual o acesso à glicose é reduzido e, em vez disso, é alimentado principalmente pela gordura. Embora o estudo limitado da dieta cetônica mostre que aqueles que a seguem inicialmente perdem peso, ela tende a não ser sustentável de acordo com dados de 12 meses. Também não está claro se a perda de peso é causada por cetose ou simplesmente por restrição calórica.

Os pesquisadores também se preocupam com o tipo e a quantidade de gordura consumida por aqueles que seguem uma dieta cetônica. Embora os estudos existentes controlassem estritamente o tipo de gordura e alimentos que os participantes consumiam, muitos dos que experimentaram o ceto consomem grandes quantidades de gordura saturada prejudicial à saúde, que está associada a um risco aumentado de doenças cardíacas e altos níveis de lipídios no sangue. Também há evidências de que a ingestão de uma dieta cetônica por um longo período de tempo pode levar ao enrijecimento das artérias, e vários estudos descobriram que aqueles que fazem uma dieta cetônica têm maior risco de morte.

Keto, no entanto, mostra-se promissor como um tratamento potencial para diabetes, com estudos mostrando níveis de glicose melhorados, bem como níveis mais baixos de glicose em jejum e insulina em camundongos alimentados com dieta cetônica. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios e avaliar o risco antes que o ceto seja clinicamente recomendado.

Os pesquisadores também estão otimistas sobre os benefícios potenciais à saúde do jejum intermitente, mas estão preocupados com as possíveis armadilhas. Há uma ampla gama de práticas sendo chamadas de “jejum intermitente”, com algumas delas jejuando sem comer o dia todo e outras restringindo as refeições a determinados horários do dia. Os especialistas também temem que a fome induzida pelo jejum faça com que muitas pessoas comam demais na hora das refeições ou façam escolhas prejudiciais à saúde que têm efeitos adversos em sua saúde cardiovascular.

A maioria das evidências atuais sobre os benefícios potenciais do jejum intermitente vêm de estudos com animais, que mostraram aumento da longevidade, perda de peso, diminuição da pressão arterial, melhora da tolerância à glicose e controle dos níveis de lipídios.

“Os riscos potenciais do jejum intermitente que requerem estudos adicionais incluem os efeitos da fome e como isso pode afetar a função dos órgãos”, disse o Dr. Freeman. “É particularmente importante para os diabéticos falarem com seu médico antes de tentar o jejum intermitente para discutir como controlar sua doença e o risco de hipoglicemia que pode surgir com a omissão de refeições regulares.”

Embora haja evidências modestas sobre os efeitos favoráveis ​​de ambas as abordagens dietéticas, nem o ceto nem o jejum intermitente são recomendados para o tratamento ou prevenção de qualquer condição até que grandes estudos de longo prazo possam examinar mais definitivamente seu impacto. Em vez disso, os especialistas recomendam dietas que foram amplamente estudadas e cientificamente comprovadas para prevenir ou mesmo reverter problemas cardiovasculares, que incluem a dieta mediterrânea, uma dieta baseada em vegetais e abordagens dietéticas para mitigar a Hipertensão. Todas elas compartilham uma base comum que inclui frutas, vegetais, legumes, nozes e grãos inteiros.


Fonte:

National Jewish Health Referência:

D’Souza, MS, et al. (2020) From Fad to Fact: Evaluating the Impact of Emerging Diet on the Prevention of Cardiovascular Disease. American Journal of Medicine. doi.org/10.1016/j.amjmed.2020.05.017 .