Entendendo os Triglicérides

Triglicérides são a forma mais comum de gordura na corrente sanguínea. Eles consistem em três cadeias de ácidos graxos ligadas por uma molécula chamada glicerol.

Quando você se alimenta, enzimas em seu intestino quebram gorduras em seus componentes ácidos graxos, que são então remontados para criar partículas de triglicerídeos.

Estas partículas gordurosas não podem se mover livremente através da corrente sanguínea. Então elas combinam com colesterol e proteína para formar lipoproteínas.

Seu perfil lipídico lista duas dessas lipoproteínas: lipoproteína de baixa densidade (mais conhecida como colesterol LDL) e lipoproteína de alta densidade (também chamada de colesterol HDL).

Porém existem, na verdade, vários outros tipos de lipoproteínas, incluindo algumas que contêm principalmente triglicérides. Triglicérides podem fornecer energia para abastecer seu corpo, enquanto os extras são depositados em tecido adiposo.

Depois de uma refeição muito pesada e gordurosa, sua corrente sanguínea pode conter tantas partículas de triglicerídeos que uma amostra de sangue pode ter uma tonalidade leitosa. No entanto, em poucas horas eles são em maior parte, limpos. Quando você precisa de energia entre as refeições, os hormônios liberam os triglicérides armazenados na corrente sanguínea.

Seu fígado também converte carboidratos em triglicérides. Quando você come calorias extras – especialmente de alimentos ricos em carboidratos, como doces e pão branco – seu fígado produz triglicérides extras. Outras coisas que podem elevar os níveis sanguíneos de triglicérides incluem estar acima do peso ou obeso, fumar ou beber muito. Certas condições médicas — incluindo doenças que afetam o fígado, rins ou tireoide, e diabetes tipo 2 mal controlada — também podem levar a triglicérides elevados.

Níveis Aceitáveis

Para adultos saudáveis, os níveis normais de triglicerídeos estão abaixo de 150 miligramas por decilitro (mg/dL). Valores de 151 a 200 mg/dL são considerados limítrofes elevados; esses 201 a 499 são altos, e aqueles 500 e mais são muito altos (e aumentam o risco de inflamação da glândula pâncreas, chamada pancreatite).

Evidências crescentes sugerem que níveis de triglicerídeos acima do normal podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares independentes dos níveis de colesterol.

Para colocar seus triglicérides de volta em uma faixa normal, comece com mudanças de estilo de vida. Almejar um peso saudável, fazer exercícios regulares e comer mais grãos integrais e não processados. Coma menos carboidratos refinados e reduza a gordura saturada da carne. Se você bebe álcool e não está disposto a parar, não exceda quantidades moderadas (não mais do que uma bebida por dia para mulheres ou duas por dia para os homens).