Como reduzir a pressão arterial diastólica?

Não é possível reduzir apenas a pressão diastólica. Portanto, uma pessoa com pressão arterial diastólica alta precisará reduzir sua pressão arterial total.

As leituras da pressão arterial levam em consideração dois tipos de pressão arterial: sistólica e diastólica. A pressão sistólica é a força do fluxo sanguíneo quando o coração bate. A pressão diastólica é a força do fluxo sanguíneo entre os batimentos cardíacos.

Uma leitura de pressão alta pode envolver um aumento na pressão sistólica, na pressão diastólica ou em ambas.

Este artigo lista 17 dicas para reduzir a pressão arterial. Também descrevemos as perspectivas para pessoas que vivem com pressão alta.

Mudancas de estilo de vida
um grupo de idosos se exercitando com pesos ao ar livre, pois é como reduzir a pressão arterial diastólica
Fazer certas mudanças no estilo de vida, como fazer mais exercícios, pode ajudar uma pessoa a controlar a pressão arterial.

Abaixo estão algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudar uma pessoa a controlar ou reduzir a pressão arterial.

1. Tome medicamentos para pressão arterial conforme prescrito

American Heart Association (AHA) declara que as pessoas devem tomar seus medicamentos para pressão arterial de acordo com as instruções exatas de seus médicos. As pessoas nunca devem parar ou reduzir seus medicamentos, a menos que seu médico os aconselhe a fazê-lo.

Se uma pessoa tem problemas para lembrar de tomar os medicamentos para pressão arterial, ela deve criar lembretes diários no telefone ou em outros dispositivos.

2. Mantenha um peso saudável

O excesso de peso ou a obesidade aumenta a pressão sobre o músculo cardíaco e pode levar a um aumento da pressão arterial.

A AHA recomenda que as pessoas mantenham seu índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9 . Se o IMC de uma pessoa for muito alto, ela deve tomar medidas para reduzir seu peso.

De acordo com a AHA , uma perda de apenas 10 libras (lb) de peso é suficiente para reduzir as leituras de pressão arterial em pessoas com sobrepeso.

3. Corte a cintura

A colocação da gordura corporal desempenha um papel importante nas doenças cardíacas. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI) , uma pessoa com excesso de gordura corporal ao redor da cintura tem maior risco de desenvolver doenças cardíacas em comparação com alguém que tem excesso de gordura no quadril ou abaixo dela.

Os exercícios cardiovasculares e o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) são boas opções para ajudar a cortar a cintura e outras áreas.

4. Aumente o exercício

A AHA , os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos afirmam que a atividade física regular é importante para controlar a pressão arterial.

A AHA recomenda que as pessoas realizem entre 90 e 150 minutos de atividade física por semana. Isso deve incluir uma combinação de exercícios cardiovasculares e treinamento de resistência .

A pessoa deve conversar com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios para garantir que ela realize um nível seguro de atividade física.

5. Pare de fumar

De acordo com a AHA , fumar pode causar um acúmulo de depósitos de gordura dentro das artérias. O acúmulo de gordura restringe o fluxo sanguíneo através das artérias, aumentando assim a pressão arterial.

Pessoas que fumam devem parar de fumar e todas as pessoas devem evitar a exposição ao fumo passivo.

6. Reduza o estresse

Os hormônios do estresse podem contrair os vasos sanguíneos, causando aumentos temporários da pressão arterial. Dessa forma, as pessoas com pressão alta devem tomar medidas para controlar seus níveis de estresse.

Aprenda sobre as formas naturais de reduzir o estresse aqui.

7. Durma o suficiente todas as noites

Embora o sono não baixe diretamente a pressão arterial de uma pessoa, é vital para a saúde física e o bem-estar mental. A falta de sono de boa qualidade pode aumentar o risco de doenças crônicas de saúde, algumas das quais podem aumentar a pressão arterial de uma pessoa.

A quantidade exata de sono de que uma pessoa precisa varia de pessoa para pessoa. No entanto, os adultos devem ter como objetivo dormir entre 7 e 9 horas de sono de boa qualidade todas as noites.

Aprenda algumas dicas para melhorar a qualidade do sono aqui.

8. Monitore a pressão arterial em casa

Uma pessoa pode usar um monitor de pressão arterial para verificar regularmente sua pressão arterial em casa.

De acordo com a AHA , as pessoas com diagnóstico de hipertensão devem verificar se a pressão arterial está abaixo de 130/80 milímetros de mercúrio (mm Hg). Se alguém tiver uma leitura da pressão sistólica ou diastólica elevada, deve entrar em contato com o médico.

9. Experimente acupuntura

Um estudo de 2013 descobriu que a acupuntura ajudou a diminuir as leituras da pressão arterial em pessoas que já estavam tomando medicamentos para diminuir a pressão arterial. Os autores propuseram que a acupuntura poderia ser um tratamento complementar benéfico para pessoas que procuram regular sua pressão arterial.

Mudanças dietéticas

Abaixo estão algumas mudanças na dieta que podem ajudar as pessoas a controlar a pressão arterial.

1. Limite o consumo de álcool

Beber muito álcool pode elevar a pressão arterial a um nível prejudicial à saúde.

A AHA recomenda que as mulheres não bebam mais do que uma bebida alcoólica por dia e que os homens não bebam mais do que duas bebidas alcoólicas por dia.

2. Limite o consumo de cafeína

A cafeína pode aumentar a pressão arterial em algumas pessoas. A Johns Hopkins Medicine afirma que se a pressão arterial de uma pessoa aumentar em 5 a 10 pontos em 30 minutos após o consumo de cafeína, ela deve considerar a limitação da ingestão de cafeína.

3. Reduza a ingestão de sódio

O consumo de sal reduz a capacidade dos rins de remover a água do sangue. O fluido extra dentro do corpo aumenta a pressão arterial de uma pessoa.

De acordo com uma revisão de 2019 , os pesquisadores recomendam que as pessoas reduzam a ingestão total de sódio para 2 gramas (g) ou menos por dia. Isso deve ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a função das veias e artérias.

A pessoa deve evitar adicionar sal aos alimentos e evitar alimentos que contenham sódio adicionado.

4. Aumente a ingestão de potássio

O potássio ajuda a reduzir a pressão arterial de duas maneiras: ajudando o corpo a liberar sódio na urina e aliviando a tensão dentro das paredes dos vasos sanguíneos.

Os alimentos ricos em potássio incluem:

  • bananas
  • batatas
  • espinafre
  • abacates

A pessoa deve conversar com seu médico antes de considerar a adição de potássio extra à dieta. De acordo com a AHA , o potássio pode prejudicar pessoas com doenças específicas, como doenças renais , ou tomar certos medicamentos.

5. Limite as gorduras saturadas e trans

A AHA recomenda que as pessoas limitem sua ingestão diária de gorduras saturadas . De acordo com a AHA, as gorduras saturadas não devem representar mais do que 120 calorias de uma dieta de 2.000 calorias por dia.

A AHA também recomenda evitar gorduras trans, que podem aumentar os níveis de colesterol “ruim” enquanto diminuem os níveis de colesterol “bom”. Assim como a hipertensão, as gorduras trans aumentam as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas e derrame.

6. Evite açúcar

De acordo com uma revisão de 2014 , reduzir a ingestão de frutose e outros açúcares pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Os autores recomendam que as pessoas evitem a adição de açúcar em alimentos industrializados para ajudar a reduzir o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.

7. Coma alimentos saudáveis ​​para o coração

Uma pessoa com pressão alta deve se concentrar em comer alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar e sal.

O Escritório de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde recomenda que as pessoas consumam mais dos seguintes alimentos para uma melhor saúde cardiovascular:

  • alimentos ricos em fibras , como frutas e vegetais
  • laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura
  • pães integrais, cereais e massas
  • alimentos ricos em proteínas , como nozes, tofu e ovos
  • óleos vegetais, como azeite de oliva e óleo de girassol

8. Adicione probióticos

De acordo com um estudo de 2016 , as cepas probióticas de lactobacilos e bifidobactérias produzem produtos químicos que podem reduzir a pressão arterial.

Os autores do estudo concluem que os probióticos podem beneficiar pessoas com problemas de saúde que podem causar hipertensão. No entanto, os cientistas precisam realizar mais pesquisas para apoiar essas afirmações. Também não está claro se o uso de probióticos reduz a pressão arterial em pessoas que não apresentam um problema de saúde subjacente.

Quanto tempo leva para descer? 

O tempo que leva para baixar a pressão arterial varia de pessoa para pessoa.

Além disso, alguns métodos para reduzir a pressão arterial funcionam para algumas pessoas, mas não para outras. Uma pessoa deve começar a ver mudanças dentro de alguns dias a semanas após fazer as mudanças necessárias no estilo de vida e na dieta alimentar.

Sintomas de pressão diastólica alta

A hipertensão raramente causa sintomas. As pessoas podem descobrir que têm pressão alta apenas durante uma consulta de rotina ao médico ou após desenvolver complicações, como um ataque cardíaco ou derrame.

Alguns sintomas que podem estar indiretamente relacionados à hipertensão incluem:

  • manchas de sangue nos olhos
  • rubor facial
  • tontura

As pessoas que apresentarem algum dos sintomas acima devem conversar com seu médico.

Quando ver um médico

Medir a pressão arterial é a única maneira de determinar se ela está alta. As pessoas podem visitar o médico para um monitoramento de rotina da pressão arterial. Como alternativa, as pessoas podem pedir conselhos ao médico sobre como medir a pressão arterial em casa.

Pessoas com risco de desenvolver pressão alta devem fazer exames de saúde regulares e monitorar a pressão arterial em casa.

Uma pessoa também deve consultar o médico se tiver pressão alta e se seus esforços para baixá-la forem ineficazes.

Visão Geral

A pressão arterial elevada pode levar a várias complicações de saúde. De acordo com a AHA , as complicações potenciais incluem:

  • derrame
  • doença cardíaca
  • angina
  • insuficiência cardíaca
  • doença arterial periférica
  • perda de visão
  • disfunção sexual
  • doença renal ou insuficiência

Uma pessoa pode tomar várias medidas para controlar sua pressão alta em casa, tanto natural quanto clinicamente. Essas etapas podem reduzir o risco de complicações graves.

Uma pessoa com pressão alta deve monitorar a pressão arterial em casa. Eles também devem consultar seu médico para exames regulares de saúde.

Se os esforços de uma pessoa para baixar a pressão arterial não tiverem sucesso, ela deve conversar com seu médico sobre outras estratégias que pode tentar.