Como o sódio afeta meu coração?

Quando há sódio extra na corrente sanguínea, ele puxa a água para os vasos sanguíneos, aumentando a quantidade total (volume) de sangue dentro deles. Com mais sangue fluindo pelos vasos sanguíneos, a pressão arterial aumenta. É como aumentar o abastecimento de água de uma mangueira de jardim – a pressão na mangueira aumenta à medida que mais água é injetada por ela.

Com o tempo, a hipertensão pode esticar demais ou danificar as paredes dos vasos sanguíneos e acelerar o acúmulo de placas grudentas que podem bloquear o fluxo sanguíneo. A pressão adicional cansa o coração, forçando-o a trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo. E a água extra em seu corpo pode causar inchaço e ganho de peso.

A hipertensão é conhecida como o “assassino silencioso” porque seus sintomas nem sempre são óbvios. É um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas, o assassino número 1 em todo o mundo. Quase ninguém tem passe livre. Espera-se que noventa por cento dos adultos americanos desenvolvam pressão alta ao longo da vida.

Você sabia que o sódio pode afetar sua pressão arterial ainda mais dramaticamente se você for sensível ao sal? A ciência recente explica que certos fatores podem influenciar como sua pressão arterial muda quando você ingere sal, tais como:

  • Idade
  • Peso
  • Raça / etnia
  • Gênero
  • Algumas condições médicas (como diabetes ou doença renal crônica)

Mesmo que você ainda não tenha pressão alta, comer menos sódio pode ajudar a reduzir o aumento da pressão arterial que ocorre com a idade. Também pode reduzir o risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, derrame, doença renal, osteoporose, câncer de estômago e até mesmo dores de cabeça.

De onde vem todo o sódio?

O sal de mesa é uma combinação de dois minerais – cerca de 40% de sódio e 60% de cloreto.

Aqui estão as quantidades aproximadas de sódio em uma determinada quantidade de sal:

  • 1/4 colher de chá de sal = 575 mg de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal = 1.150 mg de sódio
  • 3/4 colher de chá de sal = 1.725 mg de sódio
  • 1 colher de chá de sal = 2.300 mg de sódio

Mais de 70% do sódio que consumimos vem de alimentos embalados, preparados e de restaurantes. O restante do sódio da dieta ocorre naturalmente nos alimentos (cerca de 15%) ou é adicionado quando cozinhamos ou sentamos para comer (cerca de 11%). Portanto, mesmo que você nunca use o saleiro, provavelmente está recebendo muito sódio.

Como a maior parte do sódio que você ingere está na comida antes de você comprá-la, pode ser difícil limitar a quantidade que você ingere. Mas você merece escolher a quantidade de sódio que ingere. Uma pesquisa da AHA descobriu que cerca de três quartos dos adultos nos Estados Unidos preferem menos sódio em alimentos processados ​​e em restaurantes.

Aprenda sobre as fontes de sódio na dieta e no suprimento de alimentos. E tome cuidado com os Salty Six – os seis alimentos comuns que adicionam mais sódio à dieta.

Quais são os benefícios de reduzir o sódio?

Comer menos sódio pode reduzir o risco de pressão alta e inchaço, e evitar outros efeitos do excesso de sal. E você sabia que reduzir o sódio no suprimento de alimentos pode economizar dinheiro e salvar vidas?

Uma estimativa nos Estados Unidos sugeriu que se os americanos adotassem uma ingestão média de 1.500 mg / dia de sódio, isso poderia resultar em uma redução geral de 25,6% na pressão arterial e uma economia estimada de US $ 26,2 bilhões em cuidados de saúde.

Outra estimativa projetada que atingir essa meta reduziria as mortes por doenças cardiovasculares para cerca de 500.000 ante 1,2 milhão projetado para os próximos 10 anos.

O sódio é realmente tão ruim assim? Já vi pesquisas que questionam a conexão entre sódio e problemas de saúde.

ciência por trás da redução de sódio é clara. Evidências significativas associam a ingestão excessiva de sódio à hipertensão, o que aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame e insuficiência cardíaca.

Embora algumas pesquisas mais recentes questionem a ligação entre o sódio e os problemas de saúde, a conexão está bem estabelecida

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Dra. Uelra Rita Lourenço

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Fonte:

American Heart Association